ALUNOS DESENVOLVEM PRÓTESE DE MÃO CONTROLADA POR CONTRAÇÕES MUSCULARES

Gostou? compartilhe!

ALUNOS DESENVOLVEM PRÓTESE DE MÃO CONTROLADA POR CONTRAÇÕES MUSCULARES

Um grupo de alunos do curso de Engenharia Mecânica da Fundação Santo André desenvolveu um projeto, que consiste em uma prótese de mão, feita em impressora 3D, controlada por meio de contrações dos músculos de pessoas que sofreram algum tipo de amputação. A prótese de mão foi impressa pela P1 Protótipos, em parceria com os alunos. A empresa utilizou uma impressora 3D que trabalha com o processo FDM e como material, utilizou o termoplástico PLA.

Nesta fase, a prótese é controlada por meio de uma luva e o princípio de funcionamento dela é baseado em sensores flexíveis, localizados individualmente em cada um dos dedos. O objetivo do trabalho desenvolvido pelos alunos é o da produção de uma prótese capaz de substituir um membro amputado, devolvendo a qualidade de vida para as pessoas.

Tendo em vista o desempenho do projeto e a repercussão gerada, o grupo iniciou uma discussão de como levar adiante a ideia para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), relacionado a próteses de mão, voltando-se ao tema de Próteses Mioelétricas, as quais são acionadas por sensores localizados sobre a pele, para a obtenção de sinais por meio das contrações musculares.

Estas próteses mioelétricas são aquelas que acionam, a partir de sinais elétricos provenientes das contrações musculares do coto, controladas pelos pacientes, os sinais que são captados por eletrodos, colocados em posições específicas, de acordo com os grupos musculares responsáveis pelos movimentos. Estes eletrodos, por sua vez, enviam sinais amplificados para o sistema de controle de prótese que, por programação, aciona os motores para realizar o movimento desejado.

A equipe que trabalha neste projeto é composta por Bruno Prado Fernandes; Camila Garcia Juventino; José Roberto Salazar e Nicolas Antonoff. O grupo é orientado pelo prof. Marcio Nestor Zancheta.

Confira a prótese de mão, impressa em 3d, em funcionamento no vídeo a seguir:

Fonte: FSA



Confira mais imagem:

Gostou? compartilhe!