CABELO IMPRESSO EM 3D? ENTENDA ISSO E SUAS DIVERSAS APLICAÇÕES!

Gostou? compartilhe!

CABELO IMPRESSO EM 3D? ENTENDA ISSO E SUAS DIVERSAS APLICAÇÕES!

Há um tempo atrás, pesquisadores do MIT descobriram uma maneira de criar facilmente um tipo de cabelo impresso em 3D: um software inteligente pode criar milhares de pequenos fios de polímeros (menor que 100 mícrons) que dão aos objetos uma textura felpuda. Agora eles estão estudando usos práticos para esta técnica. Dependendo da especificação dos parametros como ângulos, densidade, altura e espessura, é possível fazer a estrutura fazer coisas surpreendentes. Em um nível básico, você pode criar blocos que se encaixam uns aos outros apenas em certas condições ou pincéis que produzem efeitos muito específicos. Mas até agora, sua aplicação realmente interessante é quando se utiliza a vibração – você pode criar motores e sensores que são tão desconcertantes quanto úteis.

É possível fazer os objetos deslizarem ao longo de um caminho fixo também, como o disco de metal que você vê no gif acima. Também é possível produzir motores cabeludos tipo um “moinho de vento” que entra em ação quando o celular toca (confira no video ao final da matéria). E o cabelo é surpreendentemente útil para sensores também, conectando um microfone, é possível detectar um dedo escovar ao longo da superfície do cabelo, incluindo a sua velocidade.

Isso tudo ainda são experiências que podem levar um longo tempo antes de aparecerem nas lojas. No entanto, as explorações do MIT mostram que isso não é apenas uma brincadeira de laboratório, há uma chance real de que alguns dos seus gadgets futuros se utilizem desta tecnologia. Você poderia ter animais de estimação de brinquedo que reagem quando você passa a mão, ou ganchos de parede que não dependem dos adesivos para permanecer pendurados.

Fonte: Engadget



Gostou? compartilhe!