CASA IMPRESSA EM 3D É CAPAZ DE RESISTIR A TERREMOTOS

Gostou? compartilhe!

CASA IMPRESSA EM 3D É CAPAZ DE RESISTIR A TERREMOTOS

Na China, as construtoras são pioneiras em imprimir casas em 3D que podem ser construídas em uma questão de horas. Apenas alguns meses após o primeiro escritório totalmente impresso em 3D do mundo ser inaugurado em Dubai (com a ajuda das impressoras de arquitetura chinesas Winsun), os arquitetos de Pequim da HuaShang Tengda estão alavancando ainda mais a ideia de estruturas impressas. De acordo com a Curbed, eles criaram uma casa impressa em 3D que pode resistir a terremotos de magnitude de até 8,0 graus na escala Richter.

O Beijing Villa de 400 m2 foi impresso com camadas e camadas de concreto armado ao longo de 45 horas. Algumas paredes possuem mais de 2 metros de espessura, o que os arquitetos afirmam permitir a casa a resistir os terremotos mais intensos. (O terremoto mais forte já registrado, um de 9,5, ocorreu no Chile em 1960.)

A casa é um pouco de uma mistura entre um palácio de luxo e um bunker de prisão, e a maioria das pessoas não teriam espaço para construir uma casa com paredes de 2m de espessura. Ainda assim, o prédio marca o progresso para a construção de habitações anti-sísmicas de uma forma mais rentável.

A maioria das mortes relacionadas com terremotos vem de abalos de construções e, comunidades pobres não podem pagar por construções reforçadas e bem projetadas. Em 2008, o governo chinês admitiu que construções mal projetadas desempenharam um papel importante na morte de até 10.000 estudantes durante um terremoto de 7,9 graus de magnitude, quando 7.000 salas de aula se ruíram. Se os engenheiros puderem construir edifícios extremamente resistentes e baratos através do uso da tecnologia, isso poderia salvar vidas.

Fonte: mental_floss



Confira mais imagem:

Gostou? compartilhe!