CONHEÇA A PRIMEIRA PONTE IMPRESSA EM 3D DO MUNDO

Gostou? compartilhe!

CONHEÇA A PRIMEIRA PONTE IMPRESSA EM 3D DO MUNDO

A primeira ponte impressa em 3D do mundo foi inaugurada no último 14 de dezembro no parque de Castilla-La Mancha, em Alcobendas, ao sul de Madrid, na Espanha, possui pouco mais de 12 metros de comprimento e é composta por oito partes, cada qual composta por camadas de pó de concreto fundido micro-reforçado com polipropileno. A ponte é criação do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha, um centro de pesquisa e educação baseado em Barcelona que trabalhou com um contingente de arquitetos, engenheiros mecânicos e estruturais e representantes municipais para trazer o projeto à vida.

Além da Acciona, a empresa que realizou a maior parte do trabalho pesado, tanto literal como figurativamente, o colaborador mais notável do instituto foi Enrico Dini, conhecido como “o homeme que imprime casas”. Dini desenvolveu a D-Shape, uma enorme impressora 3D que é a primeira – e talvez única – de seu tipo que liga areia e rochas em camada após camada. Com a ponte de Alcobendas sendo um sucesso na engenharia civil, o IAAC está saudando a construção como um “marco para o setor de construção a nível internacional.”

World's First 3D Printed Bridge Opens in Spain, Courtesy of IAAC

 

Mas os designers não negligenciaram a mãe natureza. A IAAC alavancou a modelagem paramétrica para não apenas refletir as “complexidades das formas da natureza”, mas também otimizar a distribuição de matérias-primas.

Courtesy of IAAC

 

“O desenho computacional também permite maximizar o desempenho estrutural, podendo dispor o material apenas onde é necessário, com total liberdade de formas, mantendo a porosidade graças à aplicação de algoritmos generativos e desafiando as técnicas tradicionais de construção”, disse o instituto. O resultado? Menos desperdício, maior estabilidade, e um bom assunto na roda dos arquitetos e engenheiros civis.

Fonte: Inhabitat



Gostou? compartilhe!