ESTA SIMPLES MAÇANETA IMPRESSA EM 3D FUNCIONA SEM PARTES MÓVEIS

Gostou? compartilhe!

ESTA SIMPLES MAÇANETA IMPRESSA EM 3D FUNCIONA SEM PARTES MÓVEIS

Ao invés de apenas trabalhar em melhorar o que as impressoras 3D são capazes de fazer, os pesquisadores do Instituto Hasso-Plattner estão encontrando maneiras de tornar objetos do cotidiano mais próximos à tecnologia, incluindo objetos dependem de partes móveis e que não podem ser reproduzidos durante o processo de impressão

Então, como você replica um objeto que move quando você elimina todas as suas partes móveis? Usando algo chamado de metamateriais que contam com uma rede interna de células, alinhadas em padrões específicos para dar-lhes propriedades mecânicas. Os pesquisadores do Instituto Hasso Plattner levaram as coisas a um passo adiante ao desenvolverem metamateriais que permitem movimento direcional repetitivo e pré-definidos, a fim de replicar movimentos específicos.

Por exemplo, imprimir em 3D uma maçaneta da porta e a trava não é impossível, mas seria necessário que você imprimisse cada parte móvel separadamente e depois montá-los – um processo demorado. Mas usando metamateriais, onde girar a maçaneta faz com que a estrutura celular interna entre em colapso em um efeito dominó que faz com que a trava se movimente, o objeto mecânico pode ser impresso de uma só vez, economizando tempo, dinheiro e material.

O exemplo da maçaneta da porta é impraticável, já que você provavelmente não queira usar um mecanismo de plástico frágil para garantir a sua casa, mas os pesquisadores têm concebido ferramentas mais úteis que podem ser impressas sob demanda. Você pode um dia ter a necessidade de um par de alicate de bico de um comprimento específico, por exemplo, e com uma impressora 3D que você poderia fazer a ferramenta exata que você precisa, pronta para uso, sem a necessidade de ir a uma loja de ferramentas.

Fonte: Gizmodo



Confira mais imagem:

Gostou? compartilhe!