IMPRESSORA MULTI-CABEÇOTES IMPRIME OBJETOS GIGANTES DE UMA SÓ VEZ

Gostou? compartilhe!

IMPRESSORA MULTI-CABEÇOTES IMPRIME OBJETOS GIGANTES DE UMA SÓ VEZ

As impressoras 3D acessíveis, geralmente, são pequenas e só podem produzir pequenos objetos. Para imprimir algo grande, você tem que dividir o design em partes menores, imprimir separadamente e juntar as peças posteriormente. Mas a Autodesk surgiu com uma nova abordagem: uma impressora 3D com múltiplos cabeçotes extrusores que trabalham juntos para imprimir as criações de uma só vez.

Chamado Project Escher, o hardware é mais como uma linha de montagem de impressoras 3D do que uma única máquina. Mas ao invés vez de passar um objeto de um cabeçote de impressão para o próximo quando o trabalho de seu posto for feito, os cabeçotes de impressão podem inteligentemente trabalhar em conjunto para acelerar a criação, ou seja, cada cabeçote pode trabalhar em diferentes áreas do objeto, para que ele possa ser impresso de uma só vez.

Os cabeçotes de impressão do projeto Escher são modulares e podem ser trocados para diferentes fins. Assim, por exemplo, enquanto quatro deles estão imprimindo, o quinto poderia ser trocado por um cabeçote de fresagem que remove as estruturas de suportes ou outros componentes impressos que só seriam necessários no processo de impressão 3D. Outro exemplo seria trocar uma das cabeças de impressão por uma mão robótica que reposiciona uma peça ou automaticamente remove-a da máquina uma vez que o processo de impressão estiver concluído.

Por enquanto, o projeto é apenas uma iniciativa de pesquisa da Autodesk, mas é uma abordagem brilhante para a impressão 3D, pois tira proveito dos componentes em máquinas acessíveis e, ao mesmo tempo, supera as limitações de tamanho que normalmente afeta equipamentos mais baratos.

Fonte: Gizmodo



Gostou? compartilhe!