Rua Espanha, 287 - Campinas-SP 19 3397-2005 19 3397-2004

MIT ESTÁ DESENVOLVENDO UMA NOVA E INCRÍVEL TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 3D

Gostou? compartilhe!

MIT ESTÁ DESENVOLVENDO UMA NOVA E INCRÍVEL TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 3D

A impressão 3D tem feito muita coisa para a ciência médica. Ela nos ajudou a criar melhores próteses, a fabricar vértebras artificiais, orgãos e ossos sintéticos, e até mesmo a desenvolver micro câmeras internas menores. Agora, ela poderá nos ajudar a revolucionar a administração de medicação. Os pesquisadores do MIT estão usando um novo processo de impressão 3D para criar minúsculas estruturas que mudam de forma em temperaturas específicas – abrindo a porta para um novo sistema de medicação, o qual é aplicável apenas se os pacientes tiverem febre, ou seja, se a temperatura corporal estiver realmente alterada.

A equipe ainda não desenvolveu essas pílulas, mas a tecnologia já é meio caminho andado. Ao combinar um novo processo de impressão 3D chamado micro estereolitografia, com uma mistura de polímero especial que endurece ou suaviza de acordo com as condições térmicas variantes, os pesquisadores são capazes de criar minúsculas estruturas que podem “lembrar” de formas específicas. Ou seja, esses objetos podem ser moldados para uma forma específica a uma dada temperatura, podem ser “bloqueados” para moldar a uma outra temperatura e retornar à sua forma original na temperatura inicial. Além disso, os objetos impressos podem ser esticados e torcidos até três vezes o seu comprimento original, sem danificar.

O novo processo de impressão é de tão alta resolução que pode criar estruturas tão finas quanto um fio de cabelo humano. É um pouco complicado, mas as possibilidades são bastante amplas. A equipe espera usá-lo para criar dispositivos biomédicos, células solares que mudam de formato e componentes aeroespaciais – mas a pesquisa ainda está longe disso. Ainda assim, o progresso está sendo feito: o grupo usou a tecnologia para criar uma pequena réplica, cheia de detalhes da torre Eiffel, assim como uma ferramenta capaz de agarrar e levantar objetos pequenos. Já é um ótimo começo!

Fonte: Engadget



Gostou? compartilhe!