MODELAGEM 3D AJUDA ALPINISTAS INDOOR A REPRODUZIREM ROTAS REAIS DE MONTANHAS

Gostou? compartilhe!

MODELAGEM 3D AJUDA ALPINISTAS INDOOR A REPRODUZIREM ROTAS REAIS DE MONTANHAS

Você pode criar um conjunto aparentemente interminável de coisas com impressoras 3D comerciais, mas não muito duráveis. Pesquisadores da Dartmouth desenvolveram um novo método que combina várias técnicas de fabricação para fabricar artefatos robustos e personalizados. O desafio que se propuseram para testar o método? Simulação de paredes escalada do mundo real, recriando todas as agarras usando este novo método.

Os pesquisadores tiraram centenas de fotos de duas rotas em Utah e New Hampshire e montaram-nas em modelos 3D de pontos-chave, onde os alpinistas colocariam as mãos e os pés no caminho de subida. A equipe fez as agarras utilizando prototipagem rápida, moldagem e técnicas de fundição. Após isso, organizou as agarras finalizadas em uma parede de escalada indoor para imitar as rotas específicas. Em seguida, eles filmaram um alpinista subindo tanto a rota original ao ar livre quanto a simulada na parede indoor em um ginásio – e sua sequência de movimentos e poses foi quase a mesmo em ambas as subidas.

Embora essa técnica de criação de artefatos seja obviamente útil para ginásios que procuram replicar rotas de escalada populares específicas, os pesquisadores da Dartmouth preveem outras aplicações potenciais. Em seu artigo, eles especulam recriar características específicas de rochas históricas, assim como a remontagem de uma cena de crime para análise forense.

Fonte: Engadget



Gostou? compartilhe!