Rua Espanha, 287 - Campinas-SP 19 3397-2005 19 3397-2004

PESQUISADORES DESENVOLVEM SISTEMA DE IMPRESSÃO 3D QUE CONSTRÓI COM O DESIGN EM ANDAMENTO

Gostou? compartilhe!

PESQUISADORES DESENVOLVEM SISTEMA DE IMPRESSÃO 3D QUE CONSTRÓI COM O DESIGN EM ANDAMENTO

Não há como negar os benefícios da impressão 3D para entusiastas e/ou pessoas que procuram criar protótipos de produtos potenciais. No entanto, modificações, normalmente, significam esperar pela conclusão da impressão da versão atual para então começar uma nova construção a partir do zero. Pesquisadores da Universidade de Cornell estão buscando uma solução melhor que faz ajustes fáceis e, para isso, construíram “um sistema de prototipagem interativa”. Chamado de “on-the-fly”, o setup de impressão 3D constroi o design à medida em que o mesmo está sendo trabalhado no arquivo CAD, permitindo que o usuário possa fazer pausas para testes, medições ou até mesmo alterar o modelo em andamento.

Usando uma construção de armação de arame semelhante ao que as canetas 3Doodler fazem, o sistema constrói um modelo da forma do objeto ao invés de um sólido completo. Com um “esboço de baixa fidelidade”, o designer fica livre para fazer as alterações antes de passar a imprimir a forma completa. Em outras palavras, se você estivesse, por exemplo, trabalhando em um avião de brinquedo para carregar um personagem Lego (um dos projetos do grupo – foto/video), você poderia imprimir a estrutura do objeto para ver como ele iria se comportar ao invés vez de desperdiçar tempo e material em uma versão completa.

E se você precisa remover algo que já foi impresso? Bem, o dispositivo tem um cortador que remove esses pedaços e a base da impressora é alinhada por ímãs. Os ímãs permitem remover as partes para testes e medições garantindo que você as coloque de volta no lugar certo quando for retomar a construção. O plug-in CAD projeta a versão armação de arame do objeto enquanto as alterações estão sendo feitas no arquivo digital, o sistema fará uma pausa quando chegar a essa área de reconstrução até que todas as emendas estejam acabadas. O projeto recebeu o apoio da Autodesk e da National Science Foundation, então espera-se uma versão do sistema estará disponível ao consumidor no futuro.

Fonte: Engadget



Gostou? compartilhe!