PESQUISADORES IMPLANTAM EM MACACOS OS PRIMEIROS VASOS SANGUÍNEOS IMPRESSOS EM 3D

Gostou? compartilhe!

PESQUISADORES IMPLANTAM EM MACACOS OS PRIMEIROS VASOS SANGUÍNEOS IMPRESSOS EM 3D

Cientistas da Sichuan Revotek e do Centro de Pesquisa de Medicina Regenerativa do Hospital da China Ocidental da Universidade de Sichuan incorporaram, com êxito, vasos sanguíneos impressos em 3D em indivíduos símios. Os vasos, que são feitos de material orgânico à base de células-tronco, são um grande avanço na regeneração vascular.

De acordo com a 3Ders, o sistema utiliza “bioink de células tronco, que foi preparado a partir das células-tronco mesenquimais adiposas autólogas (ADSCs) dos macacos”. Essencialmente, o material veio dos próprios macacos e não sofreram rejeição.

O processo envolve a criação de uma malha impressa em 3D de material biológico que são enxertadas em vasos sanguíneos naturais e são virtualmente indistinguíveis dos órgãos naturais do macaco. Isto significa que órgãos reais e utilizáveis podem ser impressos e implantados em poucas horas com o mínimo de invasão.

“Os tecidos que nós implantamos são misturados com os originais e crescerão como um vaso sanguíneo normal,” disse o pesquisador Kang Yujian. “Isso não tem precedentes!”

Confira o vídeo (um pouco sangrento aqui) ou veja a animação gráfica abaixo para entender o processo.

Fonte: TechCrunch



Confira mais imagem:

Gostou? compartilhe!