ROBÔ CONSTRUTOR, UMA IMPRESSORA 3D MÓVEL DO MIT CAPAZ DE CONSTRUIR GRANDES ESTRUTURAS

Gostou? compartilhe!

ROBÔ CONSTRUTOR, UMA IMPRESSORA 3D MÓVEL DO MIT CAPAZ DE CONSTRUIR GRANDES ESTRUTURAS

Sua próxima casa poderia ser construída por um robô. Após o sucesso recente da startup baseada em São Francisco Apis Cor, uma equipe de pesquisadores do MIT criou uma impressora 3D móvel e autônoma. E para provar que o protótipo funciona, a equipe tinha que construir um iglu de quase 4 metros de altura, 15 metros de largura feita em espuma de rápida definição – a maior estrutura feita por um robô até a presente data.

A equipe publicou recentemente seu trabalho na revista Science Robotics, argumentando que a automação deve ajudar a reduzir os custos e acelerar o tempo de construção. A sua criação, apelidada de Plataforma de Construção Digital, consiste num grande braço hidráulico montado sobre esteiras lagarta. Na ponta do braço, a equipe instalou um acessório de aperto com um dedo, embora possa ser trocado para uma série de ferramentas diferentes, incluindo extrusoras de espuma e termoplástico, um soldador, uma mangueira de água ou um balde. Em vez de depender de combustíveis fósseis, todo o sistema de pouco mais de 36 toneladas é alimentado por energia solar.

Esta configuração torna a Plataforma de Construção Digital ideal para projetos de construção em áreas pobres ou regiões remotas do mundo, especialmente quando combinada com alguns dos outros programas de impressão 3D do MIT, como o software Foundry e materiais que possuem memória. No entanto, a plataforma ainda precisa de um maior desenvolvimento antes de começar a trabalhar em construções do mundo real. A equipe quer instalar sensores de proximidade, por exemplo, para evitar que a máquina colida em estruturas ou pessoas à medida que se move sobre o local de trabalho. Eles provavelmente devem abordar a questão de “não fazer ângulos retos” também. É esperar para ver a evolução.

Fonte: Engadget



Gostou? compartilhe!