Rua Espanha, 287 - Campinas-SP 19 3397-2005 19 3397-2004

SOFTWARE FOUNDRY DO MIT É O “PHOTOSHOP DE IMPRESSÃO 3D”

Gostou? compartilhe!

SOFTWARE FOUNDRY DO MIT É O “PHOTOSHOP DE IMPRESSÃO 3D”

DESIGNERS PODEM AGORA CRIAR OBJETOS MULTI-MATERIAIS EM UM ÚNICO TRABALHO DE IMPRESSÃO.

Uma vez que os materiais de uma impressora a 3D não são os mais funcionais, a sua utilização na prototipagem tem sido um pouco limitada. Isso deve mudar em um futuro próximo com os novos dispositivos e equipamentos como a própria MultiFab do MIT, que pode imprimir até 10 materiais diferentes de cada vez, mas ainda assim, não resolve o problema de como projetar tais objetos complexos. É aí que o novo software chamado Foundry, criado pelo laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL) do MIT.

De acordo com o CSAIL, o Foundry pode importar objetos projetados em softwares de CAD tradicionais, como SolidWorks e depois atribuir materiais ou propriedades específicas para diferentes partes do objeto. Criar um objeto multi-material pode exigir dias de trabalho e várias impressoras 3D para produzir (assumindo que seja possível com a tecnologia existente em todas), o CSAIL diz que estes tipos de projetos agora podem ser criados em poucos minutos. Ao invés de fabricar uma peça separada para cada material no produto acabado, todo o objeto agora pode ser impresso em uma só tacada.

“É como Photoshop para materiais 3D”, disse Kiril Vidimče, o estudante PhD, que também é o autor principal de um novo paper sobre o Foundry”, que permite criar objetos feitos de novos materiais compostos com as melhores propriedades mecânica, térmica e condutora que você precisa para uma dada tarefa. Você só é limitado pela sua criatividade e as suas ideias sobre como combinar materiais de novas maneiras”.

Para mostrar o trabalho, o time do CSAIL construiu esquis com superfícies retro-reflexivas, uma raquete de ping pong e um osso artificial que eles acreditam que poderia, um dia, ser usado para planejar cirurgias. Mas para um verdadeiro teste do software, a equipe passou uma hora ensinando o sistema do Foundry para os não-designers e, em seguida, pediu-lhes para construir três objetos multi-materiais – um osso artificial, um pneu e roda integrados, e um ursinho de pelúcia. Os novatos foram capazes de construir os três objetos em 56, 48 e 26 minutos, respectivamente.

Fonte: Engadget



Gostou? compartilhe!