VEJA COMO CUSTOMIZAR SUA CAMISETA COM A IMPRESSÃO 3D

Gostou? compartilhe!

VEJA COMO CUSTOMIZAR SUA CAMISETA COM A IMPRESSÃO 3D

Enquanto lemos um monte sobre a impressão 3D em vestuário e moda, a maioria dos wearables reais mantiveram-se um pouco fora do mundo da impressão 3D desktop DIY (Do it Yourself ou “Faça Você Mesmo”), isto é, até agora, já que o maker Simone Fontana divulgou um tutorial mostrando como imprimir decorações personalizadas e diretamente em camisetas.

O tutorial, postado na página do Youtube de Fontana, detalha como se pode imprimir em 3D um projeto diretamente sobre um tecido e, surpreendentemente, o processo é bastante simples! Tudo que você precisa é uma impressora 3D, um software de design, alguns filamentos em uma cor de sua escolha, e uma camiseta simples. Antes de começar, no entanto, é importante notar que, enquanto isto pode parecer um projeto iniciante, calibrar a impressora com a camiseta pode ser um pouco complicado, portanto, apenas tente fazer isso se você está confortável com sua máquina. Erros na calibração pode levar a quebras ou problemas com a impressora 3D.

Agora vamos ver como Fontana fez a sua própria camiseta do fantasminha do Pac-Man. Em primeiro lugar, o maker fez um modelo 3D do decalque a ser impresso. Para fazer isso, ele simplesmente traçou um gráfico do fantasma no Illustrator e exportou o trace em um formato de arquivo compatível com o software de modelagem 3D, Rhino3D. Uma vez importado para Rhino, Fontana simplesmente extrudou a forma traçada em 0,6mm. O resultado deve ser um objeto fino feito com apenas cerca de 3 camadas (se você estiver imprimindo a uma altura de camada de 0,2 mm), que deve manter uma certa flexibilidade, uma vez impresso. Claro, você pode projetar seu próprio design diretamente em um software de modelagem 3D, se você tiver o conhecimento.

Com o modelo 3D concluído, Fontana importou-o para o fatiador, Simplify3D, que foi pré-carregado com as configurações de sua impressora. Em termos de parâmetros de impressão, Fontana explica que o infill (preenchimento interno) não importa desde que o objeto seja impresso como sólido, e simplesmente garanta que sua altura da camada esteja definido para 0.2mm. Neste ponto, se você estiver satisfeito com as configurações de design e impressão, seu projeto está praticamente pronto para imprimir.

Antes de apertar o botão de impressão, no entanto, você vai ter que fazer algumas coisas importantes: coloque a camiseta sobre a plataforma de impressão e depois calibre a impressora 3D. O primeiro desses dois passos é bastante simples: basta colocar a sua camiseta sobre a plataforma, garantindo que ela esteja centrada e que não haja rugas ou dobras. Fontana usou três grampos para segurar a camiseta firmemente no lugar. Uma vez feito isto, você pode calibrar a impressora 3D, que vamos lembrá-lo, pode ser a parte mais complicada do processo, porque você tem que ter certeza de que o cabeçote extrusor esteja na posição ideal para imprimir e não entrar em contato com a camiseta diretamente.

Fontana usou um filamento PLA Preto Formfutura de 2,85 mm de diâmetro, mas você pode usar seu filamento preferido para o projeto. Como pode ver no vídeo, o processo de impressão vai de forma relativamente suave com as três camadas do objeto impresso de forma limpa sobre a camiseta.

Os resultados são bastante impressionantes, como podem ver no vídeo em que Fontana veste sua camiseta. Lavar deve ser um problema, talvez seria possível lavar à mão, com cuidado para se certificar de que não estrague a camiseta. E ai, vai arriscar?

Fonte: 3ders.org



Confira mais imagem:

Gostou? compartilhe!